A Estrada de Tijolos Amarelos

O caminho dourado para a realização dos nossos sonhos

A estrada de Peekskill, Nova York, que teria inspirado o autor L. Frank Baum
A estrada de Peekskill, Nova York, que teria inspirado o autor L. Frank Baum   


Você já parou para pensar em qual seria o significado da Estrada de Tijolos Amarelos (Yellow Brick Road) de 'O Mágico de Oz'?

A inspiração para a Estrada de Tijolos Amarelos é controversa. Segundo uma lenda, ela foi derivada de uma estrada pavimentada com tijolos amarelos perto de Holland, Michigan, onde o autor do livro, L. Frank Baum, possuía uma casa de veraneio.

O historiador John Curran acredita que a inspiração do autor tenha sido uma estrada semelhante em Peekskill, Nova York, pois Baum integrou a Academia Militar de Peekskill quando criança.

Há também uma corrente de interpretações políticas de 'O Mágico de Oz' que dita que o romance seja na verdade uma alegoria ou metáfora para os acontecimentos políticos, econômicos e sociais da América na década de 1890.

Dentro dessa teoria, segundo o historiador Henry Littlefield, a 'Estrada de Tijolos Amarelos', seria uma alegoria monetária que representaria o ouro.

Outras teorias acreditam que a Estrada de Tijolos Amarelos representa na verdade a esperança de um futuro melhor e a coragem para fazer seus sonhos se tornarem realidade.

Também há os que creem que ela simboliza a liberdade, pois quando Dorothy encontra seus amigos em Oz eles estão presos (o Leão está escondido na floresta, o Espantalho pregado no milharal e o Homem de Lata está enferrujado em uma clareira). Os três deixam suas 'prisões' (e limites) sob a iniciativa de Dorothy e seguem a Estrada de Tijolos Amarelos, que conduz todos à auto-realização.


Teosofia

O autor de 'O Mágico de Oz', L. Frank Baum, era um teosofista e usou suas histórias para ilustrar os ensinamentos da Teosofia. Segundo os conceitos da Teosofia, a 'Yellow Brick Road' seria um caminho da alma para a iluminação. No Budismo (uma parte importante dos ensinamentos teosóficos), o mesmo conceito é referido como o "Golden Path", ou 'Caminho Dourado'.

Também é interessante notar que a Estrada de Tijolos Amarelos de Oz começa em forma de uma espiral aparentemente em expansão. No simbolismo oculto, a espiral representa um caminho para a própria evolução, a alma ascendente a partir da matéria até o mundo espiritual.

Durante sua viagem ao longo da estrada de tijolos amarelos, Dorothy encontra o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde, que estão, respectivamente, à procura de um cérebro, um coração e coragem. Esses personagens encarnam as qualidades necessárias para os que buscam a iluminação. Seus três companheiros representam os três aspectos da personalidade humana (pensamento, sentimento e vontade) e os três caminhos da Yoga: conhecimento, devoção e ação. "Follow the Yellow Brick Road" seria então um mantra!

Segundo o escritor brasileiro Erinilton Gomes, "a estrada de tijolos amarelos é a vida e deve ser trilhada para que possamos crescer como pessoas. Não há magia que nos faça superar nossos limites, somente trabalho, amizade e reflexão. Como fizeram Dorothy e seus companheiros".

Já Enilda Florindo Góes em monografia apresentada ao curso de Licenciatura Plena em Letras intitulada 'O Mágico em Nós' faz a seguinte análise da Estrada de Tijolos Amarelos:

"O percurso do caminho de seguir a estrada de tijolos amarelos foi o percurso necessário para que cada um adquirisse seu desejo. Baum quer mostrar ao seu leitor, que por mais cansativo, difícil que seja seu caminho a seguir, nunca devemos desviar dele, ir até o fim, pois nele alcançaremos nosso objetivo e venceremos nossos medos. A estrada percorrida pelo grupo foi a mediação necessária que serviu para formação da identidade de cada um".


E para você? Qual seria o significado da Estrada de Tijolos Amarelos?




Curiosidades:

 No filme de 1939, uma estrada de tijolos vermelhos pode ser vista do mesmo ponto que a estrada de tijolos amarelos, mas em direção diferente. Esta estrada não existe nos livros de Baum.

 A canção pop de Elton John 'Goodbye Yellow Brick Road' é baseada na Estrada de Tijolos Amarelos de 'O Mágico de Oz'. Muitos acreditam que o compositor tenha escrito essa canção para representar uma desilusão com a realidade da indústria da música e que a estrada de tijolos amarelos seria uma analogia do 'caminho para a fama'. De qualquer forma quando Elton Jon canta 'I should have stayed on the farm' ele não parece repetir o jargão de Dorothy: 'there´s no place like home'?


Fontes de Consulta:

 The Occult Roots of The Wizard of Oz - By VC | October 8th, 2009.

 The Theosophical foundations of L. Frank Baum's Wizard of Oz. By Wayne Purdin.

 Oz as Myth and Mysticim. By John Algeo

 "O Mágico Em Nós: O desenvolver da formação de identidade a partir da representação dos personagens em O mágico de Oz, de Frank Baum". Enilda Florindo Góes, 2008.

 "A Estrada de Tijolos Amarelos". Erinilton Gomes. Recanto das Letras - 09/04/2011
 
  • Imprimir este conteúdo
  • Enviar para um amigo
  • Comentários
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

 
<< Primeira     < Anterior         Pág. atual: 2/2           Próxima >     Última >>

A história do Mágico de Oz

"A história de O Mágico de Oz foi escrita exclusivamente para agradar crianças de hoje. Ele aspira a ser um conto de fadas moderno, em que o espanto e alegria são mantidos e os sofrimentos e pesadelos são deixados de fora".

saiba mais

Glinda, a Bruxa Boa do Norte

saiba mais

Artigo: Over The Rainbow: Como o Arco-Íris surgiu em 'O Mágico de Oz'

Embora não tenha sido composta para um musical, e sim para um filme, a canção Over The Rainbow acabou se tornando universalmente conhecida, e até hoje, 73 anos após ter sido cantada pela primeira vez, continua sendo um sinônimo de otimismo

saiba mais
 
 
Desenvolvido por Go2web

Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro - São Paulo