Leão Covarde







































O Leão Covarde foi criado por L. Frank Baum no livro original, 'The Wonderful Wizard of Oz', de 1900. Na história ele é um animal, mas fala e interage com os seres humanos.

Ele é o último dos companheiros a se tornar amigo de Dorothy em seu caminho para a Cidade das Esmeraldas. Quando tenta morder Totó, Dorothy o chama de covarde, e ele confessa que é mesmo. O Leão Covarde se junta ao grupo para pedir ao Mágico de Oz que lhe dê coragem. Ele morre de vergonha, afinal o leão, como o rei dos animais, jamais poderia ser um covarde!

No entanto, durante a jornada do grupo, o Leão demonstra ter coragem em diversos momentos. Tanto que o Mágico o premia com uma medalha por sua valentia e bravura.

Na versão mais famosa da história, o filme de 1939, 'O Mágico de Oz' (The Wizard of Oz), o Leão Covarde foi interpretado por Bert Lahr, um astro do vaudeville e da Broadway. Lahr aplicou vários de seus maneirismos na concepção do personagem e criou uma interpretação considerada antológica.

Nos livros de Oz, o Leão Covarde não tem o mesmo destaque do filme. Nos demais livros da série, ele está sempre presente, mas não tem tanta importância como outros personagens. Em alguns livros ele só recebe uma pequena menção.

 
  • Imprimir este conteúdo
  • Enviar para um amigo
  • Comentários
  • Compartilhar no Facebook
  • Compartilhar no Twitter
  •  
  •  
 
 

Deixe aqui seu comentário

 

A história do Mágico de Oz

"A história de O Mágico de Oz foi escrita exclusivamente para agradar crianças de hoje. Ele aspira a ser um conto de fadas moderno, em que o espanto e alegria são mantidos e os sofrimentos e pesadelos são deixados de fora".

saiba mais

Artigo: Over The Rainbow: Como o Arco-Íris surgiu em 'O Mágico de Oz'

Embora não tenha sido composta para um musical, e sim para um filme, a canção Over The Rainbow acabou se tornando universalmente conhecida, e até hoje, 73 anos após ter sido cantada pela primeira vez, continua sendo um sinônimo de otimismo

saiba mais

A Estrada de Tijolos Amarelos

Você já parou para pensar em qual seria o significado da Estrada de Tijolos Amarelos (Yellow Brick Road) de 'O Mágico de Oz'?

saiba mais
 
 
Desenvolvido por Go2web

Teatro Alfa - Rua Bento Branco de Andrade Filho, 722 - Santo Amaro - São Paulo